Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Iodoterapia - parte 2

Após um período de abandono, estou de volta.


Vale esclarecer que o Blog é muito meu sabe. Não fiz com intenção clara de ninguém ler, mas num momento difícil, foi uma forma de me expressar, de me sentir mais leve e talvez, algum dia possa ajudar alguém. Eu tive muitas dúvidas e li alguns Blogs que me ajudaram um pouco.


Voltando ao procedimento.


Além de ficar na dieta do iodo, também estava sem repor os hormônios. E acreditem: é insuportável. Você não sabe a falta que eles fazem até ficar sem eles... Não é psicológico e acho que este assunto merece uma postagem separada. Então, vamos falar da iodoterapia.


Eu fiz a cintilografia da tireoide no dia 22/12...um péssimo dia! Às vésperas do Natal! Mas, terei outro Natais pra comemorar! :D


No dia 21, eu fui ao Hospital e tomei uma dose menos concentrada de iodo pra realizar a captação, que é o exame propriamente dito no dia seguinte.


No dia 22, eu fui pra realizar a cintilografia e ficar no isolamento. 


Entrei por volta de 13h no quarto. Uma equipe médica inteira passou lá antes de eu tomar o iodo pra explicar os procedimentos.


Me despedi do meu marido e minha irmã que foram comigo. Levei meu notebook, celular e algumas coisas gostosas pra comer, porque depois que toma a dose você precisa ficar 2h sem comer nem beber nada, mas após isso a dieta é imediatamente liberada.


O iodo é administrado dentro de um copo de chumbo com tampa. A pessoa entra no quarto, coloca o copo em cima de alguma superfície próxima a porta, abre a tampa coloca um canudo e sai do quarto.


Minha dose foi 100mci. 


A recomendação é colocar o canudo o máximo que puder dentro da boca, de preferência que o líquido não encoste na língua.


O líquido não tem gosto de nada e é transparente. 


Depois que tomei a dose, tive que entrar no banheiro e fechar a porta para retirarem o iodo. Depois me pediram pra sair e medir minha radiação.


Além de 2h sem comer, fiquei 24h sem falar...


A partir daí, só saíria no dia 24/12. Tudo no quarto onde eu mais ia tocar tinha era envolto em filme transparente.


Tinha internet, TV a Cabo e Ar Condicionado no quarto. Eu não podia sequer abrir a janela. Foi um pouco entendiante, mas sobrevivi!












4 comentários:

  1. Vou passar por isso no próximo dia 16 com a primeira etapa e no dia seguinte voltando e só saindo no dia 19/01/15. Gostei do esclarecimento!! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Moça, depois da cirurgia o resultado da biópsia demorou quanto tempo pra ficar pronto?

    ResponderExcluir